Se você faz parte desse mundo de mangás e animes, com certeza, já ouviu falar sobre Jojo! Esse é um mangá feito por Hirohiko Araki, e vem sendo publicado desde 1987 até hoje, trazendo consigo diversas referências do nosso mundo, como: músicas, marcas, países, lendas, poses, famosos e assim por diante.
Mas, para explicar de um jeito melhor ainda, eu trouxe alguns exemplos de como Araki conseguiu experimentar e envolver quase de tudo nessa história fascinante sobre linhagem dos protagonistas!
1. Moda
A moda é algo MUITO presente em JJBA, isso porquê, o mangaká Araki, é um fã de carteirinha do mundo fashionista! O autor usa desse quesito em diversos momentos, como, por exemplo, o uso de marcas de luxo nas roupas dos personagens, e até mesmo de inspiração para o nome de alguns na obra (principalmente os da Parte 6!), além disso, usa também pose de modelos como inspiração para seus próprios desenhos. Aqui estão alguns casos:
- A pose dos modelos Stephanie Seymour e Marcus Schenkenberg para Versace, como referência para a capa do Vol. 5 da Parte 7;
- Donatello Versus – personagem da Parte 6 – nome inspirado na modelo e designe Donatella Versace;
- Hermes Costello – personagem da Parte 6 – nome inspirado na marca de roupas “Hermès”;
- Pucci – personagem da Parte 6 – nome inspirado no estilista Don Emilio Pucci;
Já ocorreram até mesmo parcerias entre o mundo de Jojo e marcas prestigiadas da moda, como no One-shot: “Jolyne, Gucci de Tobu”!
2. Comida
Sim, até comida o Araki usa! Principalmente comidas italianas, já que é um país que ele admira muito, e a Parte que mais foca na Itália é a cinco, trazendo vários personagens com nomes de pratos italianos e alimentos traduzidos para o italiano. Alguns exemplos para você sentir fome:
- Pannacotta Fugo – Panna Cotta é um tipo de pudim italiano;
- Narancia Ghirga – Arancia significa “laranja” em italiano;
- Leone Abbachio – Abbachio significa “carne de cordeiro” em italiano;
- Ciccolata – significa “chocolate” em italiano;
- Risotto – é um prato típico italiano;
3. Poses
As poses são umas das características mais marcantes em JJBA, pode parecer estranho para alguns, mas quando você acompanha a história, essas posturas só adicionam mais emoções durante o anime/mangá! E não é para pouco, já que Araki se inspira em grandes lendas do nosso mundo (e também na moda como dito anteriormente), por exemplo:
- Freddie Mercury,
- Pearl Jam,
- David Bowie
- E até mesmo o Cazuza! (Isso dá até um quentinho no coração 💙).
4. Música
Por fim, a música, se você está querendo montar uma playlist perfeita com canções de várias épocas, então as diversas referências musicais em Jojo são perfeitas para você!
Assim como pela moda, Araki é um enorme fã de música, principalmente ocidental dos anos 80, mas na obra tanto músicas orientais quanto de outras décadas são apresentadas. Dessa forma, o autor queria expressar esse amor em sua arte como uma inspiração para diversos personagens, poderes e momentos! Eu amaria ficar falando por horas sobre os exemplos, mas não é possível (infelizmente hahah) então, aqui vai alguns exemplos:
- A banda “DIO” como inspiração para o nome do personagem “Dio Brando”;
- A banda Led Zeppelin servindo de inspiração para a linhagem “Zeppeli”;
- O músico Iggy Pop servindo de inspiração para nosso querido Iggy;
- A música Killer Queen da banda Queen, inspiração para o stand de mesmo nome, de Yoshikage Kira.
- California King Bed da Rihanna, servindo de nome para o stand da personagem Higashikata Daiya;
- A banda Lisa Lisa & Cult Jam, inspiração para a personagem Lisa Lisa;
- A banda Foo Fighters servindo de nome para a personagem de mesmo nome na Parte 6;
Conclusão
Portando, para que você conhece músicas novas, o mundo da moda, comidas estrangeiras, pessoas lendárias e ainda por cima uma história maravilhosa e emocionante, o que posso te dizer é: LEIA OU ASSISTA JOJO’S BIZARRE ADVENTURE! Te garanto que marcará a sua vida (de uma maneira boa, obviamente!), assim como marcou a minha. 💙