Você gosta de temas que envolvem ficção científica, drama e situações difíceis? Então, se prepara porquê, provavelmente você vai amar as recomendações de mangás Cyberpunk que eu vou fazer hoje!
5. All You Need is Kill — Hiroshi Sakurazaka
Esse mangá é uma adaptação de uma novel, e já foi até mesmo para as telas dos cinemas, atuado por Tom Cruise! Isso porquê essa obra traz todos os gêneros que faz parte do universo Cyberpunk, ou seja, pobreza extrema, alienígenas e muita tecnologia envolvida é o que não falta na história! E para tornar esse mangá ainda melhor, vale ressaltar que ele foi desenhado pelo nosso queridinho Takeshi Obata, o mesmo ilustrador de Death Note.
4. Ghost in The Shell — Masamune Shirow
Ghost in The Shell é um mangá queridinho entre os apreciadores de obras “cult”, e não é para menos já que essa história perfeita traz uma imensidão de um mundo totalmente diferente (mas não impossível) do nosso, onde os humanos podem acessar extensas redes de informações com seus cérebros! O autor investiu bastante criatividade durante o processo dessa narrativa e criou até mesmo novas palavras relacionas ao universo em que a protagonista, Motoko está totalmente envolvida tentando solucionar vários problemas ao mesmo tempo!
3. Neon Genesis Evangelion — Hideaki Anno
E vamos de mais um “cult”! Neon Genesis Evangelion é uma obra muito conhecida no mundo dos mangás/animes, até mesmo por aqueles que não possuem coragem de ler/assistir, o que não é tão incomum já que é uma obra um pouco “difícil” de primeira (assim como todo mangá Cyberpunk hahah). Mas não desanime! Essa é uma obra maravilhosa, que foi e é além de seu tempo, não apenas pelas tecnologias e o período apocalíptico em que os personagens vivem, mas também por tratar de doenças mentais que é visto como um tabu até hoje.
E para resumir um pouco a história, a organização chamada de NERV é criada para combater Anjos (que de angelicais não têm nada), utilizando seres enormes chamados de “EVAs”, envolvendo vários personagens.
2. Gantz — Hiroya Oku
Em segundo lugar o mangá favorito da minha vida! Gantz é uma história que traz não só Cyberunk, mas uma mistura de todos os problemas da sociedade, desde conflitos entre classes até relacionamentos amorosos, tudo isso enquanto os personagens são obrigados a combater alienígenas que estão atacando a Terra!
Por um lado, essa história parece bem clichê, porém, o diferencial é como o protagonista, Kurono Kei, e seu amigo, Masaru Kato, além de todos os outros, acabaram nessa situação inesperada de uma hora para outra, tendo que lutar com monstros quase todos os dias e sempre com pessoas diferentes para ajudar.
Eu particularmente AMO Gantz porquê, o desenvolvimento dos personagens é incrível e também pelo fato de que todo mundo tem seu momento na história, mesmo em um mundo tão caótico e cheio de tecnologia!
1. BLAME! — Tsutomu Nihei
E em primeiro lugar, o Rei do Cyberpunk, ele mesmo, BLAME!, esse é o meu segundo mangá favorito da vida (hahah), e se você já achou Neon Genesis Evangelion complicado, se prepara para esse!
BLAME!, traz o sofrimento do protagonista, Killy, para encontrar um gene que talvez consiga salvar a humanidade (que já está praticamente acabada) de sua extinção, e apesar de ser apenas uma missão, ela é basicamente a mais difícil de todas, já que o mundo em que a narrativa se passa é basicamente um labirinto que nunca acaba. Ao longo da história, Killy vai conhecendo outros personagens que torna sua trajetória as vezes mais “fácil” e muitas vezes mais complicada.
Esse não é um mangá para qualquer um, já que são pouquíssimas falas durante 10 volumes, ou seja, praticamente durante a narrativa inteira você tem que interpretar o que está acontecendo. Mas se você está preparado vai em frente tenho certeza que não vai se arrepender!
Além de BLAME!, Nihei possui várias outras obras focadas apenas no Cyberpunk, como Knights of Sidonia, NOiSE, Biomega, Abara, e assim por diante, e todas são tão incríveis quanto essa que eu acabei de contar para vocês 😊!
Conclusão
Portanto, apesar de ser um tema difícil, o Cyberpunk enche os olhos dos espectadores, já que talvez um dia aconteça com a humanidade, e quase sempre o desenrolar dos personagens é feito com bastante realismo, mesmo quando a narrativa envolve alienígenas por exemplo. Então se você quer se aventurar lendo histórias um pouquinho mais complicadas, porém com um enredo incrível, corre para ler tudo que envolve esse tema maravilhoso!